Escolas de VV tem índice menor que do ES

Por em 17/08/12
Guia de Vila Velha - Alunos da escola Ricardo Fonseca, que obtiveram bom índice na avaliação do IDEB

Alunos da Ricardo Fonseca se destacaram no IDEB

O rendimento escolar dos alunos matriculados na escolas municipais de Vila Velha é menor, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação e resultantes da apuração do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), é menor do que no conjunto das escolas estaduais. Enquanto o município obteve um índice de 4,9 o Estado ficou com 5,2, com as escolas estaduais superando a meta para elas traçadas e as municipais ficando abaixo da meta estabelecida por Vila Velha.

Os números do IDEB sobre o desempenho dos alunos matriculados em  escolas públicas e particulares de todo o Brasil mostram que no caso de Vila Velha, o índice vinha subindo desde 2005, quando foi feito a primeira medição, que apontou o desempenho das escolas municipais como sendo de 4,3. Dois anos depois, com uma meta estabelecida de 4,4, o índice chegou a 4,5. A meta aumentou para 4,7 em 2009 quando o índice canela verde chegou a 5,0. Para 2011, ano base dos números do IDEB, o índice estabelecido como meta para as escolas do município foi de 5,1, mas a apuração mostrou que elas ficaram com 4,9.

O IDEB divide a avaliação das escolas em duas. Na primeira, apura o desempenho de quem está cursando da quarta série ao quinto ano e, na segunda, quem está fazendo o oitavo e novo ano. No segundo caso, o índice do município, que também vinha crescendo desde 2005, permaneceu o mesmo de 2009, com 4,0. A meta era de 4,1. O Governo Federal fez, também,  a medição nas escolas particulares e elas obtiveram índices melhores do que as escolas públicas, tanto em nível municípal, no caso de Vila Velha, quanto do Espírito Santo.

Segundo a Prefeitura de Vila Velha, uma das escolas da rede municipal, a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Ricardina Stamato da Fonseca alcançou nota 7.0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e é a 3ª melhor escola em todo o Estado e a 4ª melhor escola entre todas as escolas públicas do Espírito Santo. A Prefeitura fez a comparação do índice com a meta do Governo Federal, não a estabelecida pelo próprio município. No caso da comparação com o índice federal, Vila Velha está melhor.

 

Você deve se logar para comentar Login