Felicidade depende do relacionamento social

Por em 03/08/12
Guia de Vila Velha - Ciência mostra que relacionamento social na infância ajuda na felicidade

Ciência: relacionamento social é chave para felicidade

A felicidade dos adultos começa com o relacionamento social positivo na infância e na adolescência é a chave para o bem estar das pessoas. A afirmação deriva de pesquisa feita por professores da Universidade Deakin, na Austrália, liderados pelo Professor Craig Olsson. Segundo os especialistas, conhecimento acadêmico ou inteligência tem muito pouco a ver com a felicidade das pessoas.

Os pesquisadores afirmam que sabemos muito pouco sobre como os aspectos da infância e adolescência afetam a futura felicidade dos adultos, que definem como sendo de coerência, estratégias positivas, engajamento social e percepção de suas próprias forças. No caso da pesquisa, eles mediram vários fatores relacionados ao envolvimento social, na família e fora dela, para concluir que o saber, embora importante, não é o principal contribuinte para a felicidade, mas sim o relacionamento social na infância e adolescência.

De acordo com o estudo, ficou demonstrado a forte ligação entre o que chamam de engajamento social na infância e adolescência com o bem estar, um conceito que vai além da simples felicidade no caso dos adultos. Um dos fatores que influenciam este bem estar, segundo eles, é não deixar as crianças sozinhas e dar-lhes um ambiente onde se sintam queridos e protegidos.

O que chamam de conectividade social é formada pelo relacionamento da criança com seus pais, o envolvimento com colegas na escola e o grau de confiança que cada um tem em si mesmo, além da participação em grupos de jovens e nos esportes. Os pesquisadores, a partir dos dados levantados, mostram que as conexões sociais formam um forte caminho para que o adulto tenha o seu bem estar. O principal foco do estudo foi o relacionamento da criança e adolescente dentro da família, seguido pelas outras conexões sociais, comparando-as com a conquista de graus acadêmicos. A conclusão é que o relacionamento social é mais importante para a felicidade que conhecimento.

 

 

Você deve se logar para comentar Login