Shopping e praia, locais de lazer em Vila Velha

Por em 03/07/13
População de Vila Velha prefere shopping e praia na hora do lazer

O shopping e a praia são os principais locais de lazer para os habitantes de Vila Velha, segundo dados de pesquisa feita pelo Instituto Futuro. Mais de 55% da população afirma que um dos seus principais divertimentos é ir à praia, enquanto outros 50,4% se dirigem aos shoppings existentes no município para ocupar o tempo livre. A pesquisa abrangeu os municípios da Grande Vitória, onde a população também demonstra estas preferências, mas traz dados relativos somente aos moradores de Vila Velha.

Depois do shopping e da praia, no caso dos moradores de Vila Velha, a preferência é para os parques, com 23,5% dizendo que os usam para o seu lazer. O interessante dos dados é que os espaços usados para a diversão e a ocupação do tempo livre são gratuitos. O apelo dos shoppings não é só para as compras, mas também para gastar o tempo livre, como mostra o percentual dos que vão ao cinema, hoje concentrados nestes centros de compra. Apenas 11,8% dizem que filmes ocupam seus momentos de lazer.

O quarto maior meio de lazer da população de Vila Velha, ainda segundo a Futura, são as festas e eventos religiosos, com quase 12% dos moradores dizendo que frequentam este tipo de atividade. Depois disso vem os bares e restaurantes. Os dados mostram que, nestes dois últimos, o público masculino é predominante, em contraste com os shoppings, onde a maioria é de mulheres, de certa forma confirmando que homens não são, assim, tão afeitos a passear nestes ícones do consumo.

A preferência por praia e shopping é geral. De acordo com os dados da pesquisa, em todos os segmentos de idade, indo dos mais jovens aos mais idosos, os dois são os mais preferidos. E esta preferência se repete, de novo, quando se olha o perfil sócio-econômico da população de Vila Velha. Um dado curioso é que, quando se trata de crença religiosa, os evangélicos são mais propícios a frequentar os shoppings que os católicos. No caso dele, há quase um empate entre praia e shopping. No dos evangélicos, os frequentadores de shopping são cerca de 10% a mais dos que preferem a praia.

01 Comentário

Você deve se logar para comentar Login