Som perfeito para acompanhar as suas fotos

Por em 22/02/12
Programa ajuda a escolher trilha sonora para as fotos feitas nas férias

Fotos das férias com trilha sonora perfeita

Você acabou de voltar das férias e tem centenas de fotos para mostrar em casa e aos amigos, mostrando o que fez, as coisas que achou interessantes e, em muitos casos, causando inveja em que vê as fotografias. Agora imagine fazer tudo isso com um belo fundo musical, que combine o seu estado de espírito na hora em que fez a fotografia? Pesquisadores holandeses acabam de desenvolver e apresentaram no Cebit, na Alemanha, a maior feira de informática do mundo, um programa que faz exatamente isso: fornece a trilha sonora para as suas fotografias.

O novo software chama-se Picasso e foi desenvolvido em um programa de doutorado na Universidade de Saarland, na Holanda. Ele é de autoria do Professor Sebastian Michel e do estudante Aleksander Stuper. Ao desenharam o programa, eles lhe deram a habilidade de, usando o conhecimento dos produtores de filmes em escolher músicas que casam com as imagens, fazer o mesmo com as fotos. Permite, com isso, que o usuário escolha a música que, no entender dele, melhor se casa com o clima da hora em que fez a fotografia.

Simples para quem usa, o Picasso é baseado em um algoritmo de três níveis. No primeiro nível, o programa pega a foto e a compara com uma enorme base de dados de cenas de filmes e suas trilhas sonoras. No segundo, seleciona uma série de músicas que podem casar com cada fotografia e, no terceiro, permite que uma determinada música seja selecionada, formando o fundo musical para a apresentação das fotos, mais variando de acordo com a apresentação de cada uma delas.

Os desenvolvedores do programa estão oferecendo um teste dele, on line, permitindo ao usuário ver como funciona. Quem tem um smartphone pode baixar o PicaSound, um pequeno aplicativo que usa a biblioteca de música já existente no telefone para casar com a de fotos, permitindo que seja mostradas com fundo musical. O aplicativo está disponível para as plataformas Android – telefones oferecidos por várias empresas – e iOS, que é o sistema operacional do iPhone.

Você deve se logar para comentar Login