Vila Velha tem mais de meio milhão de celulares

Por em 18/01/12
Celulares: Vila Velha tem mais de meio milhão de linhas

Celulares: Mais de 500 mil linhas em Vila Velha

Tomando-se como base os últimos números da contagem de celulares feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e usando a média de aparelhos por 100 habitantes no Espírito Santo, Vila Velha já ultrapassou os 500 mil celulares, superando a sua população. Cada habitante, de acordo com os dados da Anatel, teria 1,2146 telefone. Como eles não são partilháveis fisicamente, os números indicam que muitos dos habitantes do município têm mais de uma linha habilitada.

Do total de aparelhos habilitados no município, 77,25% são de contas pré-pagas, o que dá mais de 389 mil linhas. Apesar das promoções feitas pela operadores, os pré-pagos tem tarifas muito mais caras do que os telefones celulares que são pós-pagos e tem conta e que também oferecem bônus para se falar entre aparelhos da mesma operadora. No Espírito Santo, existem mais de 4,3 milhões de linhas de celulares, com a maior densidade delas ficando com Vitória – relação de habitantes por celular habilitado.

Os números da telefonia celular são impressionantes. O Brasil fechou o ano de 2011 com mais de 242, 2 milhões de telefones celulares habilitados, com a grande maioria sendo de linhas pré-pagas. A região Sudeste, onde fica o Espírito Santo, é a que tem maior número de linhas, mas é a região Centro Oeste que possui a maior densidade de aparelhos habilitados. O mercado, de acordo com dados da Anatel, cresceu quase 20% no ano passado, com destaque para os números das regiões Nordeste e Norte, que estão com o crescimento acelerado.

A Anatel divulgou, também, o ranking da operadoras, neste caso para todo o Brasil. O primeiro lugar ficou com a Vivo, que tem quase 30% de todo o mercado. O segundo lugar é da TIM, com pouco mais de 26%, ficando o terceiro posto com a Claro, com quase 25%. A quarta colocada é a Oi, com pouco mais de 18% do total de celulares habilitados no país. Transformando os percentuais em números, a Vivo tem mais de 71,5 milhões de linhas habilitadas.

Você deve se logar para comentar Login